Foca: Mamífero anfíbio e carnívoro da ordem dos pinípedes. originária da Ásia Central, sofreu modificações consideráveis para se adaptar à vida aquática. As focas tem sangue quente e alimentam suas crias. Podem viver de 25 a 35 anos, porém, já foi registrado uma foca com 40 anos.

Em Jornalismo, foca é o jornalista iniciante, em começo de carreira e sem muita experiência. Diz a lenda que "o apelido vem dos remotos tempos do flash a magnésio. Os fotógrafos dos jornais preparavam suas máquinas: focavam e deixavam o obturador (uma pequena 'janela') aberto. Quando todos estavam prontos, alguém riscava um fósforo numa placa de magnésio e ela 'explodia' num clarão. Essa luz passava pelo obturador aberto e impressionava a chapa, o avô do filme. Ocorre que alguns fotógrafos, inexperientes, demoravam para preparar a máquina - e atrasavam os outros. 'Péra aí, estou focando.' E os outros: 'Foca logo, caramba'. E mais tarde... 'Ih, lá vem o foca'. Esta é a história que eu conheço. Vendo o peixe como comprei", conta o jornalista Valdir Sanches.
Para os alunos do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Arte, FCA, foca é sinônimo de prática. Quem foi que disse mesmo que todo foca é um perdido???
Sejam bem vindo ao jornal universitário FoCA.
Gisele Gutierrez
Nenhum comentário:
Postar um comentário